Estamos no Canada!!!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Dados Gerais sobre Québec


Situado a nordeste da América do Norte e com uma população de 7.400.000 habitantes, Québec é uma sociedade aberta à imigração. Desde 1990, mais de 300.000 pessoas imigraram para Québec.
Escolher Québec, significa viver em uma sociedade democrática, aberta e francófona, além de optar por viver em um local reconhecido por sua qualidade de vida: condições de segurança, custo de vida e de educação acessíveis.
O que torna Québec uma sociedade única na América do Norte é seu caráter francófono. A língua francesa é utilizada correntemente por mais de 80% da população.
Se o conhecimento da língua francesa é importante durante o processo de seleção, revela-se primordial para integração e participação na sociedade quebequense. Assim que entrar em Québec, o recém-chegado estará em um ambiente francófono. A busca por moradia, a abertura de conta bancária e a inscrição dos filhos na escola são geralmente realizadas em francês.
O vasto território de Québec está dividido em 17 regiões, com seus atrativos particulares para serem descobertos. Várias dentre estas oferecem perspectivas de emprego interessantes em diversas áreas e desejam acolher aos novos residentes.
Québec se extende por mais de 1.667.441 km2. Sua superfície equivale a da Espanha, Portugal, França, Bélgica, Suíça e Alemanha juntas. No sul faz fronteira com o Estados Unidos, no leste com Nuevo Burswick, Terranova-Labrador e o Oceano Atlântico, e no oeste com Ontário.
Além de numerosas áreas urbanas, Québec compreende extensos espaços agrícolas e imensos bosques; montanhas que se encontram entre as mais antigas do mundo; zonas marítimas, minerais e industriais; e regiões árticas pouco exploradas.
Québec abriga 5 habitantes por km2, muito menos que a Argentina (13,5), Brasil (20,4) e México (51,6).
Québec possui o Rio São Lorenço, um dos maiores rios do mundo, e além disso conta com inúmeros lagos e rios, tendo à disposição de 3% das reservas da água doce do planeta.
Principais cidades e vida rural
As principais cidades de Québec são: Montréal (mais de 3,6 milhões de habitantes), Québec (mais de 710 mil pessoas), Ottawa (mais de 270 mil habitantes), além de Chicoutimi-Jonquière, Sherbrooke e Trois-Rivières.

- 86200 empregos foram criados no Québec em 2007- A taxa de desemprego passou de 8% em 2006 para 7,2% em 2007 (a mais baixa em décadas)- A população do Québec está em 7,7 milhões de pessoas- Taxa de natalidade: 1,62 filhos/mulher, taxa equivalente à de 10 anos atrás- 37400 imigrantes chegaram em 2006 e 12900 quebecoises migraram para outras províncias canadenses no mesmo período- UQAM e McGill fazem parte de uma lista da revista Forbes de melhores Universidades que oferecem cursos de MBA na áera de comércio- Tecnologia da Informação - um estudo mostra que o Québec está buscando muito este tipo de profissional. Em até 5 anos, o mercado abrirá nada mais nada menos que 89000 postos de trabalho neste domínio!- Imigração em Montréal - países de origem dos imigrantes, em ordem de representatividade: Itália, Haiti e França. Idiomas mais falados, depois do francês e inglês: italiano, árabe e espanhol
- Segundo uma enquete a nível mundial (PISA), o Canadá possui um dos sistemas de educação mais eficazes do mundo. Notadamente, as áreas onde os alunos canadenses mais se destacam - em comparação com aqueles de outros países - são em ciências, matemática e leitura.
Postado por Gadi, Suzi

2 comentários:

Manu disse...

"Idiomas mais falados, depois do francês e inglês: italiano, árabe e espanhol" quanto ao italiano, até que não vejo muito, mas espanhol e árabe a gente esscuta o tempo todo, em todos os lugares!! Adoro essa "mélange" de Montréal!=)
Bjoooo

PS: Amiga, acho que vc colou duas vezes o texto, pq tem coisa repetida!

* Serena * disse...

Olá, amigos, tudo bom?
Ae Ricardo, valeu pela correria e pela economia!rs Que bom que deu certo, acho que até o final de 2009 vocês estão por lá!

Nosso blog mudou de endereço, agora é: http://brasilaocanada.blogspot.com
Alguns probleminhas pessoais...

Bom, no mais é isso!
Estamos ansiosos por aqui pra viver o Quebec!

Beijos e bonne chance =D

Dani
Do Brasil Ao Canadá

Radio-Canada | Grands titres

Radio-Canada | Montréal