Estamos no Canada!!!

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Dicas para a entrevista de obtenção do C.S.Q.

Salut mes amis, peguei essas dicas no grupo de dicussão Yahoo do Alex Martins. Acho que vale a pena dar uma olhadinha.


Dicas para sua entrevista:


A primeira grande dica que gostaria de compartilhar com todos aqui é você deve simular sua entrevista com seu/sua professor(a) de francês e/ou companheiro( a) com as prováveis perguntas que serão feitas.
Essas perguntas estão todas relacionadas no Blog do "Luís e Tati no Québec" que podem ser acessadas no seguinte endereço eletrônico: http://pplano.blogspot.com/2005/12/provveis-perguntas-da-entrevista.html Eu segui esse simulado e 90% das perguntas listadas ali foram feitas pelo meu entrevistador. Quanto mais você treinar a sua pronúncia, desenvoltura, construção de idéias e apresentação, melhor.


Três perguntas clássicas que são feitas para todos os solicitantes são (01) "por qual razão você quer emigrar para o Québec?" , (02) "O que você sabe a respeito do Québec?" e (03) "por que quer deixar o Brasil?"


Se você guardou cópias dos formulários enviados para o Escritório do Québec em Buenos Aires, releia-os todos antes de seguir para a entrevista. O entrevistador vai checar tudo aquilo que foi escrito ali e é bom que você se relembre exatamente do que escreveu.


Se você enviou um Curriculum Vitae redigido em francês quando deu entrada em seu pedido de imigração para o Québec, releia-o todo também. O entrevistador vai lhe fazer inúmeras perguntas sobre as suas funções no emprego atual e nos anteriores, bem como que tipo de profissão é a sua, a sua área de trabalho, os ramos das empresas onde você trabalha atualmente e trabalhou nos últimos dez anos, além da sua formação técnica e acadêmica. Se souber falar isso com desenvoltura, ele vai ficar encantado.


Chegue em São Paulo com um dia de antecedência. Evite transtornos com cancelamento/ atraso de vôos e ansiedade em aeroportos.


Fique hospedado em um hotel próximo ao endereço da entrevista. Vale a pena até conhecer o local da entrevista um dia antes para se familiarizar com o trajeto.


Assista a TV5 o dia inteiro antes da entrevista. Isso equivale a uma imersão na língua francesa. Verifique se o hotel onde você for ficar hospedado tem conexão com TV a cabo e se recebe a TV5.


Faça uma alimentação bem leve durante o dia e procure dormir cedo na noite anterior. Se sua entrevista é na parte da tarde, tenha moderação com o almoço.


Aconselhável ir bem apresentável para a entrevista. Não precisa exagerar no traje "passeio completo", mas lembre-se: essa vai ser a primeira impressão que o entrevistador vai ter de você como imigrante e como profissional. O seu bom senso vai lhe dizer qual será a roupa mais adequada para a ocasião.


Chegue no hotel com antecedência e confirme com a recepção o local marcado para a entrevista.


Prepare-se para esperar. Podem ocorrer atrasos com o entrevistados marcados antes de você e isso vai lhe forçar a tomar chá de cadeira.


Controle a ansiedade. Mas se na hora de responder a determinadas perguntas der algum "branco", seja natural, fale o que está acontecendo, que você está muito ansioso(a) que o entrevistador certamente vai lhe ajudar. Eles recebem treinamento para isso e sabem como deixar a conversa mais informal e mais alegre. Mais na frente, você vai se "soltar" e vai expor toda a sua capacidade lingüística de maneira espontânea. Lembre-se que até mesmo em situações que passamos aqui no Brasil (em entrevistas de emprego que são realizadas na nossa própria língua, por exemplo) isso pode acontecer.


TO-DA documentação original exigida para a entrevista tem de ser apresentada. Faça uma checagem antes de partir para a viagem. Se esqueceu de algum documento, isso pode comprometer a expedição do seu CSQ no mesmo dia da entrevista.


Prepare-se de maneira bem organizada porque o entrevistador vai querer ver tudo. Por isso, leve seus documentos originais divididos em várias pastas (documentos pessoais, diplomas de formação educacional e certificados, lista de seus bens / IRPF / contracheques, comprovantes de emprego, etc.)


Não se esqueça também de incluir a sua última declaração de imposto de renda, últimos extratos bancários, escrituras, qualquer bem que possa ser comprovado.


O interesse maior do entrevistador é saber se você realmente fala bem o francês. Não perca seu tempo em querer mostrar que você também fala inglês fluentemente ou até alguma outra língua estrangeira. Eles só vão fazer uma única pergunta se você também fala inglês e é só.


É importante você demonstrar que já está buscando emprego no Québec por meio daqueles sites de busca (Monster. Job-boom, etc.). O entrevistador vai lhe perguntar sobre que tipo de emprego você busca, quais os sites que você utiliza e ainda vai querer que você mostre algum anúncio que você andou pesquisando. Ele vai lhe perguntar de que função se trata, para qual é a empresa, de que área é a empresa e você se considera realmente capacitado para trabalhar na função desejada.


Trate de saber tudo sobre como é a sua profissão no Québec (se é regulamentada ou não), o nome oficial da sua profissão em francês e o código que ela recebe pelo Governo canadense para demonstrar isso na entrevista.


Também é importante você demonstrar para o entrevistador que você sabe os preços dos aluguéis do local onde você deseja se estabelecer no Québec. Vale a pena mostrar que você recebeu folhetos turísticos de lá (solicite-os pelos sites turísticos do Québec) e que também andou pesquisando os preços e os pré-requisitos para se alugar um imóvel na cidade. Imprima anúncios de oferta de imóveis e mostre que você está bem informado.


Feliz processo de imigração para todos.

3 comentários:

Renata Caséca disse...

Ricardo e Gleice,

Eu me chamo Renata e sou de Recife, e juntamente com meu esposo Renato também estamos no processo de imigração de Québec. Fizemos os exames médicos no final do mês passado e estamos aguardando a solicitação dos passaportes. E como bom imigrantes que seremos, também estamos fazendo o nosso Blog. Comecei essa semana, e decidimos somente divulga-lo após a chegada dos vistos.

Eu queria um favor de vocês, se fosse possível, gostaria de colocar no nosso blog o tempo e a hora da nossa cidade e da cidade para onde pretendemos ir (Calgary). Assim como tem no blog de vocês. Será que vocês poderiam me explicar como se faz isso, pois eu não sei fazer.

Espero que não seja trabalhoso demais. O nosso blog também é blogspot, igual ao de vocês. O meu e-mail é rcaseca@hotmail.com Também tenho MSN, se vocês tiverem podemos conversar um pouco também.

Muito obrigada desde já!!

Renata Caséca

Ricardo disse...

Oi Renata, eu quero muito te ajudar mas você não colocou o endereço do seu blog e tentei te adicionar no msn e não consegui. Aguardo novo contato ok.

Manu disse...

Amigos, que lindo ver vcs postando sobre a entrevista!! Em breve serao vcs que estarao se preparando, hein!!! =D
E nosso Piano Pizza ou almoço, quando sai?
Bjao com saudades

Radio-Canada | Grands titres

Radio-Canada | Montréal